Posicionamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Pediatria
A ANVISA aprovou, no dia 16/12/202, a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade com a vacina CoRmirnaty (Pfizer/BioNTech). Estados Unidos, União Européia e Canadá já haviam aprovado.
Segundo a ANVISA a vacina é segura e eficaz nessa faixa etária.
Benefícios da Vacinação Dessa Faixa Etária:
- A eficácia dessa vacina em crianças foi de 91% em um estudo realizado com 2500 crianças. Com isso reduzirá as internações e mortes nessa faixa etária.
- A vacinação de crianças reduzirá a transmissão do vírus em domicílios e na comunidade. Isso protegerá a população do grupo de risco de adquirir a doença.
- Retorno mais seguro das atividades escolares. Uma vez que as crianças foram muito prejudicadas por ficarem tanto tempo afastadas das aulas.
Possíveis Riscos e Efeitos Colaterais da Vacina:
- Efeitos geralmente são leves e ocorrem no 1° ou 2° dia após a vacinação. Os mais frequentes são:
- Dor no local da injeção (70% dos casos).
- Sensação de cansaço (40% dos casos).
- Dor de cabeça (28% dos casos).
- Miocardite e pericardite:
- É uma inflamação do músculo e membrana que envolve o coração.
- O risco estimado (na população entre 12 e 18 anos de idade) é de 1 caso de miocardite/pericardite para cada 10.000 vacinados.
- Tende ocorrer após a aplicação da segunda dose.
- A evolução da miocardite/pericardite foi benigna em praticamente todos os casos, havendo recuperação total em 1 semana.
- Até o dia 9 de Dezembro de 2021, já haviam sido aplicadas 5,1 milhões de vacinas nos Estados Unidos. E até o momento foram reportados 14 casos suspeitos de miocardite/pericardite. Representando uma taxa de apenas 1 caso suspeito para 100.000 vacinados.
- Crianças portadoras de doença do coração também devem ser vacinadas. Pois podem evitar complicação nesse órgão propiciada pelo contágio da COVID-19.
Como sabemos, a vacinação é a ferramenta mais importante no controle de doenças infecto-contagiosas. Através da aplicação de vacinas conseguimos controlar ou erradicar diversas doenças graves, como H1N1, Sarampo, Poliomielite, dentre outras.
Também, como temos observado, com o progredir da vacinação no Brasil e no mundo houve uma queda expressiva no número de casos, internações e mortes.
Uma parcela da população está com receio de imunizar seus filhos com o temor de possíveis efeitos colaterais. Entretanto, além de ter passado por estudos criteriosos, a elevada segurança da vacina Corminaty (Pfizer/BioNTech) supera os eventuais riscos associados.
As evidências científicas são sólidas em demonstrar que pode-se confiar nas vacinas desenvolvidas pela para a COVID-19 e as Sociedades Brasileira de Cardiologia e de Pediatria a aprovam.
Tais sociedades estão sempre atentas aos estudos sobre a evolução da doença e acerca das vacinas. Novos alertas serão emitidos quando novas evidências forem reportadasBB.
Outros temas sobre a COVID-19: https://clinicorbd.com.br/2021/11/04/sou-esportista-e-tive-covid-o-que-fazer/ https://clinicorbd.com.br/2021/10/20/atividades-fisicas-durante-a-pandemia-dicas-de-seguranca/